quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Santa missa!


Estamos convidando toda galera jovem para participar da Santa missa, onde teremos a visita de Irmã Paula, que irá dar seu testemunho.
Queremos que a vida de irmã Paula seja canal nesta santa missa, para que Deus chegue aos corações jovens e que eles percebam que escolher Jesus em tudo, é a melhor escolha que podemos fazer em nossa vida. Principalmente na vida do jovem de hoje, que é oferecido vários caminhos, uma imensidade de coisas para escolher, e é tão importante nós termos em mente aquilo que é bom para nós, que aquilo que eu escolher para minha vida não vai me destruir, destruir meus sonhos, planos que Deus sonhou pra mim.
Irmã Paula escolher servir a Deus inteiramente, que lindo ver uma jovem despojada totalmente de sua vontade pra fazer somente a de Deus! 
Então estejam mais que convidados, é quinta dia 31 de janeiro as 19:30 na capela de São Francisco Maisa!

De sua irmã em Cristo Patrícia.

Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé

alt


No contexto social de hoje, com modelos e exigências que conduzem os homens a crerem apenas em si próprios, nas suas capacidades, forças, talentos, planos e dinheiro, viver a fé é um grande desafio. Num mundo permeado de ideologias laicistas, hedonistas e relativistas, a fé em Deus encontra-se muito fragilizada e, na maioria das vezes, se tornou uma fé tradicional, vaga, confusa, subjetiva, superficial, fria e indiferente. O Espírito Santo quer ser o artífice da fé e vem ao mundo de hoje reavivar, dar um novo sentido à vida cristã. E a Renovação Carismática Católica, como movimento eclesial,  estará em 2013 mobilizada na proclamação da fé. Como movimento profético, a RCC em todo Brasil declarará publicamente que a vitória que vence o mundo é a nossa fé (cf I Jo 5,4b). Na tentativa de colaborar na reflexão sobre esse tema, pretendo transcorrer neste artigo a via da fé contida nas Sagradas Escrituras, no Magistério da Igreja e o conceito da fé carismática.

A Fé segundo as Sagradas Escrituras

No capítulo 11 da carta os Hebreus, o autor relata repetidamente que “foi pela fé” que no Antigo Testamento tudo ganhou sentido, foi realizado e criado. O termo “fé” era usado para expressar um relacionamento interpessoal com Deus, num sentido de entregar-se a Ele (Gn 15,6; Ex 14,31; Nm 14,11), de todo o teu coração, de toda alma e de todas as forças (Dt 6,5), entregar-se à palavra salvífica de um Deus que conduz a história. Desde Abraão, a Palavra de Deus já trata da fé (Gn 22,1) provada para mostrar uma obediência fiel à voz de Deus, utilizada para designar o ato de ser firme e fiel. Assim, a fé é um ato pessoal: a resposta livre do homem à iniciativa de Deus que se revela. Ela não é, porém, um ato isolado. Ninguém deu a fé a si mesmo, assim como ninguém deu a vida a si mesmo.  Por isso dizemos que nossos desejos e interesses devem fundir-se com a vontade de Deus, pois eles se manifestam se nossa fé é verdadeira e sincera, repousando unicamente na Palavra de Deus.  Significa também conhecer a unidade e a verdadeira dignidade de todos os homens. Todos eles são feitos "à imagem e à semelhança de Deus" (Gn 1,27).

O apóstolo Paulo nos diz que “O justo viverá pela fé.” (Rm 1,17) – “Porque andamos pela fé e não pelo que vemos.” (II Cor 5,7). A fé, pois, é um elo do humano com o divino para trazer à vida do homem o poder de Deus na luta contra o poder do mal. No Novo Testamento a fé é relacionada de inúmeras formas, mas tendo como único centro a pessoa de Jesus, anunciando incansavelmente o Reino de Deus por palavras e obras num apelo a uma reposta na fé para a aceitação do plano de Deus. Esse plano mostra que o encontro pessoal e direto com Jesus é a fonte de conhecimento da própria existência do homem e de Deus. Que para conhecer Deus e Nele crer, devemos conhecer acima de tudo Aquele que foi enviado por Ele e Nele crer. É necessária uma entrega, um abandono como o coração de uma criança, em virtude dessa mesma fé.

A Fé segundo o Magistério da Igreja

O Papa Bento XVI, em sua carta escrita de motu próprio, ou seja, "de sua iniciativa própria", intitulada de Porta Fidei – indica que a porta da fé , que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na Sua Igreja, está sempre aberta para nós.   A Proclamação do Ano da Fé, iniciado no último dia 11 de outubro, mostra que a identidade própria dos cristãos se dá mediante a fé, via única para o encontro pessoal com Cristo-Palavra e Cristo-Eclesia por assim torna autêntico o testemunho de ser cristão.

A Igreja precisa se opor às "marés de modismos e das últimas novidades” . Na medida em que as mudanças de época atingem os critérios de compreensão, os valores e as referências, os quais já não se transmitem mais com a mesma fluidez de outros tempos, torna-se indispensável anunciar Jesus Cristo, apresentando, com clareza e força testemunhal, quem é Ele e qual sua proposta para toda a humanidade. De um lado é o agudo relativismo, próprio de quem, não devidamente enraizado, oscila entre inúmeras possibilidades oferecidas. De outro, são os fundamentalismos que, se fechando em determinados aspectos, não consideram a pluralidade e o caráter histórico da realidade como um todo. O laicismo militante, com posturas fortes contra a Igreja e a verdade do Evangelho, a irracionalidade da chamada cultura midiática, o amoralismo generalizado. O niilismo definido como a implosão da subjetividade, como uma descrença em qualquer fundamentação metafísica para a existência humana; as atitudes de desrespeito diante do povo; um projeto de nação que nem sempre considera adequadamente os anseios deste mesmo povo.

...a vitória que vence o mundo: Fé Carismática

A fé é um dom que o Espírito Santo colocou à disposição do homem para que ele possa experimentar da onipotência de Deus. Mas, como alcançar a fé que traz a vitória? A Vitória é o resultado de quem luta!

Estamos em luta constante contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. (Ef 6,12). O mundo, no contexto do trecho de 1 Jo 5,4b,não significa a terra como realidade temporal. O mundo, aqui, significa tudo o que resiste à Obra de Deus, tudo e todos os que não creem. Mundo como a soma de todos os poderes transitórios que se opõem a Deus. A fé como carisma – fé espectante - que todos temos em certa medida, a qual pode ser desenvolvida e tornar-se uma força vencedora na vida do homem, se manifesta quando uma pessoa é movida a ter uma confiança íntima de que Deus agirá precisamente de forma atual. Essa confiança leva a uma oração convicta, a uma decisão, a uma firmeza de atitude, a um ato que libera a bênção de Deus (cf. Mc 11, 22-23; Mt 11, 24; Ex 14, 13-14; 1Rs 18, 20-40).

Urge a necessidade de uma proclamação da fé por todos os cristãos que realiza-se através do testemunho prestado pela vida dos que creem: de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra da verdade que o Senhor Jesus nos deixou.  “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb 11,1). Essa certeza de que Deus age é tão especial e o resultado manifesta a glória de Deus. A Bíblia nos diz que “Sabendo que a prova da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg 1,3). A fé, precisamente, é um ato da liberdade, exige também assumir a responsabilidade daquilo que se acredita. É possível cruzar esse limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. A Igreja que anuncia e transmite a fé imita o próprio agir de Deus que se comunica à humanidade dando o Filho, que infunde o Espírito Santo sobre os homens para regenerá-los como filhos de Deus.  Temos que vencer o mundo como Cristo o venceu! "Tende bom ânimo, Eu venci o mundo" (Jo 16,33).

Por James Apolinário
Presidente do Conselho Estadual da RCC Ceará
Grupo de Oração Água Viva

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Retiro de Carnaval


VIII Retiro de carnaval "Eis que faço nova todas as coisas".
Nós estamos na oitava edição do nosso retiro da carnaval  e está tudo preparado para que você realmente viva uma experiencia com o amor de Deus e da verdadeira alegria que vem do Senhor. Nós queremos oferecer a você uma opção diferente de viver esse carnaval.
Então confira aí nossa programação:

Sábado 09/02
19:30: Abertura do retiro com grande louvor.

Domingo 10/02
14:00: Louvor, pregação, adoração.
19:00: Celebração da palavra

Segunda 11/02
15:00: Adoração e terço da misericórdia
20:00 Louvor no patamar da igreja

Terça 12/02
14:00: Louvor, pregação e Adoração
15:00: Inicio das confissões  e terço da misericórdia
17:00: Santa missa de encerramento

*Teremos barracas 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Primeira Eucaristia


Domingo, dia 27 de Janeiro acontecerá a Primeira Eucaristia de dezenove adolescentes: Gabriele, Antonio, Jalison, Kaunderson, Lorrane, Vitória, Noemia, Pedro, Ycaro, Wicael, Taís, Thiago, Janailson, Ruan, Luiza, Flávia, Lucas, Amanda, Yasmin, e a catequista que preparou esta turminha foi Margarida.
Então sintam-se convidados! Será as 16:00h na capela de São Francisco MAISA.

Venha fazer parte da Santa missa e deste momento lindo na vida dessa garotada!

De sua irmã em Cristo Patrícia. 

Campanha da Fraternidade 2013


Neste ano especial em que a juventude é apresentada com destaque, em nossa igreja do Brasil, pela ocasião da Jornada Mundial da Juventude, a campanha da fraternidade propões-nos a reflexão sobre a realidade juvenil. Com o lema "Eis-me aqui, envia-me!",apostando que os nossos jovens podem ser protagonistas de edificação da civilização do amor, anunciada e iniciada em Jesus Cristo, Crucificado-Ressuscitado para nossa Salvação. Neste tempo de mudança de época, a CF 2013 deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo como missão.
A CF 2013 é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo, caminho, verdade e vida!

*Texto extraido do livro jovens na CF

De sua irmã em Cristo Patrícia.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

E o meu carnaval?


Ano novo vida nova, é o que queremos né isso? Mas estava lembrando, eu quero vida nova mas e o carnaval?.Tudo começa só depois do carnaval né?
Pois é galera, como vou curtir esse ano que quero novo, o meu carnaval? vai ser do mesmo jeito do ano passado?ou depois do carnaval eu penso nisso? ou vai ser melhor? mas espera aí, o melhor que eu falo, é o melhor mesmo e esse melhor só escolhendo por Jesus!Se eu quero ano novo, vida nova em Deus, tenho que começar fazendo essa escolha, de viver esse tempo na presença do Senhor! Viver bem o carnaval não é fazer isso que vemos por ai não, "ficar" a vontade com todos(as), relações sexuais a vontade como nos manda o governo!(distribuição gratuita e em massa de preservativo), aproveitar esse tempo em que "tudo pode" e experimentar pela primeira vez alguma droga, novas sensações, não é assim que vivemos bem esse tempo! O carnaval é a melhor oportunidade de afirmar nosso propósito de vida nova!
Pense nisso e faça a escolha certa! Jesus é claro!

De sua irmã em Cristo Patrícia.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Reunião Concelho área rural!



Sábado, dia 19/01/2013, acontecerá a primeira reunião do concelho da área rural, o concelho é formado pelas lideranças de pastorais e movimentos de cada comunidade.
Esta reunião será ministrada pelo o nosso Pároco, Pe João Alfredo, portanto você que é líder de pastoral ou movimento não pode deixar de participar, pois trataremos de assuntos que irão nortear nossa caminhada pastoral, além de ser um momento de troca de experiencias e de fraternidade.

Local: Capela de São Francisco MAISA
Hora: 17:00

Contamos com sua presença!

De sua irmã em Cristo Patrícia.

Oração de Cura e Libertação de Santo Ambrósio


“Senhor Jesus Cristo, eu pecador, não presumindo de meus méritos, mas confiando em Vossa bondade e misericórdia, temo entretanto e hesito em aproximar-me da mesa de Vosso doce convívio.
Pois meu corpo e meu coração estão manchados por muitas faltas, e não guardei com cuidado meu espírito e minha língua.
Por isso, ò bondade divina e temível majestade, em minha miséria recorro a Vós, fonte de misericórdia; corro para junto de Vós a fim de ser curado, refugio-me em Vossa proteção e anseio ter como salvador Aquele que não posso suportar como juiz.
Senhor, eu Vos mostro minhas chagas, e vos revelo minha vergonha.
Sei que meus pecados são muito grandes e temo por causa deles, mas espero em Vossa infinita misericórdia.
Olhai-me pois com vossos olhos misericordiosos, Senhor Jesus Cristo, Rei eterno, Deus e homem, crucificado por causa de nós homens.
Escutai-me pois espero em Vós; tende piedade de mim cheio de miséria e pecados, Vós que jamais deixareis de ser para nós a fonte da compaixão.
Salve, vítima salvadora, oferecido no patíbulo da cruz por mim e por todos os homens.
Salve, Nobre e Precioso Sangue, que brota das chagas de meu Senhor Jesus Cristo crucificado e lavas os pecados do mundo inteiro.
Lembrai-vos, Senhor, da vossa criatura resgatada por vosso sangue.
Arrependo-me de ter pecado, desejo reparar o que fiz.
Livrai-me, ò Pai clementíssimo, de todas as minha iniquidades e pecados para que inteiramente purificado mereça participar dos Santos méritos.
E concedei que vosso corpo e sangue, que eu embora indigno me preparo para receber, sejam perdão para os meus pecados e completa purificação de minhas faltas .
Que eles afastem de mim os pensamentos maus e despertem eficazes obras que vos agradam, e protejam meu corpo e minha alma contra as ciladas de meus inimigos.”
Amém.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Campanha da Fraternidade será lançada no dia 13 de fevereiro


Será lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.

O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

“Dentro do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNBB.

Veja a matéria completa no link abaixo: